sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PLC Preocupa DXistas

PLC PREOCUPA DXISTAS.
Por GLAUBER GLEIDSON PERES


A ANATEL - Agência Nacional de telecomunicações do Brasil - está esrudando
a implantação do sistema PLC no Brasil. Ral sistema é alvo de críticas de DXistas dos Estados Unidos, Europa e Ásia, onde fopi implantado. O fato dos Dxistas brasileiros serem veementemente contra é que Radio, TV, Internet, Telefonia são transmitidas juntamente com a energia elétrica em cabos de baixa tensão.

Um ondutor submetido em uma trensão elétrica, emite um campo eletromangético, interferindo ondas de rádio de média e alta amplitude, que são ondas eletromangéticas. Há um vídeo no Youtube onde ouvintes brasileiros mostram a nociva interferência do PLC na recepção da BBC World Service (http://www.youtube. com/watch? v=TmZbUrn3dm4).

A Associação Internacional de Radiodifusão - AIR, organização que representa 17 mil emissoras privadas de rádio e televisão das Américas e Europa, apóia a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, na luta contra o PLC Nº 79/04 que amplia de 11 para 23 as funções privativas do jornalista.

Em carta enviada em 24 de julho de 2008, a AIR diz respaldar o trabalho da ABERT em sua permanente defesa pela plena vigência da liberdade de expressão e funcionamento dos meios de comunicação livres e independentes.
Na carta, a AIR, por meio de seu presidente, Alfonso Ruiz de Assis, declara sua profunda preocupação com o projeto que impõe limitações à plena liberdade de expressão.

Por fim, a AIR lembra que a Declaração de Princípios sobre a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos - OEA estabelece que “A associação obrigatória ou a exigência de títulos para o exercício da atividade de jornalista, constitui uma restrição ilegítima à liberdade de expressão”.


Contrtibuiu:GLAUBER GLEIDSON PERES, 25, DESENHISTA DE MANGÁ E DXISTA
Rua dos Jasmins 126 Vale das AcáciasPindamonhangaba SP 12440.290 (12)3637.5922

Arquivo do blog